CUIDADOS COM O PIERCING ORAL:

PIERCING NA BOCA E AS LENDAS:

Ao contrário que se pensa, a umidade da boca não é nenhum problema para um piercing oral.
Um furo na lingua por exemplo, terá o risco de infecções diminuida pela proteção natural contra os germes proporcionada pela saliva.
A saliva contém fatores antimicrobial  numerosos que diretamente atacam e sativam micróbios prejudiciais.
A cabeça e a garganta abrigam um sistema altamente concetrado de veias, artérias e de vasos linfáticos.
Por isso permite um transporte rápido desses agentes anti-infectivos, os agentes infectantes podem ser atacados e tratados com muita rapidez.
As perfurações orais fornecem um risco muito menor de oportunidades para a exposição à infecção externa do que muitas outras perfurações comuns.
Por esses fatores, a taxa de uma recuperação da mucosa oral é de 25 dias, comparado a recuperação da pele que seria por volta de 52-75 dias.
Qualquer músculo que venha a sofrer uma agressão se incha, e a língua não é uma exceção!
O inchaço vem entre 48 e 72 horas e pode ser bastante significativo, dificultando a fala e até a mastigação.

VALE A PENA LEMBRAR QUE:

Quando qualquer tipo de perfuração é feito na cavidade oral, as taxas de infecções são insignificantes quando a jóia colocada é apropriada e de otima qualidade, quando todo o equipamento usado é totalmente esterelizado, quando todas as luvas e os demais objetos usados durante o furo como copos, babadores dentais e outros objetos que venham a ser utilizados são totalmentes descartáveis e que a agulha usada durante o processo é aberta na sua frente e sendo totalmente descartada em um recepiente proprio.
Para que se tenha uma experiência segura e bem sucedida em um piercing oral, tem que existir a experiência profissional do Perfurador por você escolhido e os cuidados posteriores seguidos por você a risca para que os perigos posteriores verdadeiros do seu piercing sejam totalmente controlados.

COMO CUIDAR DO SEU PIERCING ORAL:

Os danos estruturais da lingua e dos dentes podem dramaticamente ser reduzido se for feito com a escolha da joia apropiada.

A joia inicial será mais longa para permitir o inchaço inicial que pode ser bastante significativo, que virá entre 36 horas e geralmente dura um periodo de 08 a 12 dias.

Mas deve ser substituida por uma  joia de barra mais curta pelo menos 01 mes de feito o furo, com isso, diminuindo as possibilidades de impactos e danos indesejáveis nos dentes e em outras estrutúras orais.

O inchaço da aréa é perfeitamente normal e pode ser extremamente reduzido com a ajuda de gelo.

O gelo raspado, triturado e em pequenos pedaços são as formas mais indicadas, evite levar o gelo inteiro na boca.

Durante os 05 primeiros dias, chupe bastante gelo, beba muita agua gelada e tome bastante sucos, sorvetes, chá gelado e outros tipos de bebidas frias para ajudar minimizar o inchaço e a sensibilidade do local.

Evite beijar, outros contatos com sua boca, lingua e o sexo oral, evite pelo menos por 04 semanas.

Evitar o máximo de brincadeiras com a jóia durante a cicatrização, como morder, puxar a jóia com os dentes, colocar para fora e etc.

Mantenha dedos e unhas sujas longe da sua boca, como tambem outros objetos como canetas, lápis e etc, e certifique-se que tudo que você coloque na boca esteja limpo.

Não se assuste se sair do furo uma secreção amarela, isso não é pús, é plasma sanguineo, linfa e restos de celulas mortas, já que dentro da sua boca não é possivel secar e formar casquinha como no fora do corpo.

Manter o local perfurado na mais absoluta e correta higiene, não deixe vestigios de alimentos na boca.

 Durante os 30 (trinta) primeiros dias, diminuir a quantidade de cigarros consumidos para 1/3 terço.

Em um local sensível como esse, o ideal seria não fumar durante o periodo de cicatrização, pois o cigarro, drogas e alcool só vão
atrapalhar, ajudando a aumentar o inchaço da sua lingua e prolongando ainda mais o periodo de cicatrização.

O mesmo vale para substancias como caféina em grandes quantidades, aspirina e alcool ( inclui cerveja, licores, vinhos, destilados e etc ), o uso desses tambem causam inchaço e desconforto da lingua.

Após as refeições e depois de fumar, enchague a boca com uma solução anti-séptica bucal livre de álcool.

LISTERINE com toda certeza, é o anti-septico bucal mais conhecido no mercado, mas carrega muito álcool em sua fórmula, de preferência a produtos como o PERIOGARD (da colgate) ou produto que seja livre de álcool, mas não usar mais que 06 vezes ao longo do dia.

Compre uma escova de dente nova  e em nenhuma hipótese usar sua escova antiga, pois ela é um ninho de bactérias bastantes resistentes e com certeza complicará sua perfuração.

Troque de escova de dente sempre  de 15 em 15 dias, num período de 60 dias, não menos que esse período.

Uuma pasta de dente suave pode  causar menos irritações.

Escovar os dentes no minimo 03  vezes ao longo do dia com escova de cerdas macias.

Evite alimentos quentes, acidos e apimentados.

Após a cicatrização, continuar mantendo a mais absoluta e correta higiene em sua boca, basicamente com a escovação dos dentes e lingua, e também com um anti-septico bucal livre de alcool, como uma higiene normal do dia a dia.

Nos 03 primeiros dias, durma com a cabeça mais alta que o coração, com a ajuda de um travesseiro alto, isso ajudará a diminuir o inchaço inicial.

VALE A PENA LEMBRAR QUE:
Todas as pessoas são diferentes, e o período de cicatrização pode mudar de pessoa para pessoa.
Que a total cicatrização leva um bom tempo, portanto tenha bastante paciência e responsabilidade com seu piercing.
Algumas pessoas levam um bom tempo para se acostumar com a sensação do objeto metálico na boca.
Depois da cicatrização, sempre certifique-se com as mãos limpas, se as bolinhas da jóia da sua lingua estão bem rosqueadas e apertadas.
Pois soltas, podem te dar um pequeno susto ou até mesmo um prejuizo financeiro.
Mesmo depois de muito tempo, as perfurações sem joias podem encolherem ou mesmo fecharem, portanto não deixe seu furo sem joia.
Furos feitos nos lábios, bochechas, labret´s e etc, tem que ser tratado e cuidado tanto como na parte de do furo como também de fora.

 


41 Respostas to “CUIDADOS COM O PIERCING ORAL:”

  1. hum…
    Depois desse post deu até vontade de fazer um furo na lingua…
    akopskapokspoakopskaopksopkaopskp

    Gostei

    =)

  2. coloqui um piercing na lingua vai fazer uma semana minha lingua não ta mais inxada mais em compensação meu pescoço ta totalmnte inxado e dolorido isso e normal?

  3. Eu tinha ia fazer dois anos, no começo é normal ficar inxado a minha ficou uns cinco dias mais depois desinxou, tudo normal =)
    mais tirei =(
    adorei os posts, bjbj;*

  4. queria saber se o “rasgo” do furo do piercing na língua, fecha com o tempo ?

  5. antes que eu me esqueça…faz 3 semanas e 3 dias que coloquei o piercing na língua, por favor respondam à minha pergunta !

    • opa, primeiro de tudo, valeu pela visita, espero que tenha gostado até agora do conteudo do blog :)
      vamos la:
      o rasgo da lingua pode ter sido por ter feito o piercing com uma joia de aço e com a haste um pouco grande, e voce pode ter contribuido com esse rasgo, brincado com a joia, tipo, colocando ela entre os dentes e puxando e etc.
      o bom que é vc substitua essa joia por uma menor e de preferencia de material como teflon ou bio plastico e pare de brincar com a joia imediatamente, sei que a tentação de ficar puxando é enorme, mas tente se controlar.
      fale com seu piercer e explique a situação, o bom seria trocar a joia em um mês e meio, mas nessa circustancia, fale com ele e troque por esse tipo de material que você não terá nenhum tipo de problema.
      abração.

  6. colokeii meu pircing hotem e ta doendo demais eu naum consigo nem come oq eu fazo

  7. Sim,quando a pessoa retira o piercing da lingua,com o passar do tempo o furo se fecha.Me responda por favor to querendo fazer um.

    • todas as perfurações se fecham neila.
      algumas ficam com uma pequena marca, mas quase imperceptivel.
      na lingua então, não fica nada e se fecha mais rapido do que vc imagina :)
      abracos e valeu pela visita :)

  8. Fiz um piercing na lingua ha 3 dias e agora tenho a lingua amarelada e branca é normal?? responda porfavor

    • sim manuela, isso é normal e fica entre 5 a 7 dias!!!
      também é normal ela ficar inchada, e com excesso de salivação.
      são reações normal da lingua em consequencia da perfuração.
      obrigado pela visita.

  9. Ola td bem
    depois de 3 anos querendo colocar consegui por
    e faz 5 dias
    ela inchou e td agora parece q o piercing esta grande.
    como q eu faço pra saber o tamanho certo da lingua pra q fique justa?
    obrgaido
    e otimo forum

    • irmao, vc esta com uma joia provisoria, ela deve ter 18mm de altura entre as hastes, isso é normal, ela sempre tende a inchar, e tem que ter espaço para esse inchaço.
      Após o furo, espere pelo menos um mes e meio, e troque por uma joia definitiva, que vai ter entre as hastes, 16mm, ok??
      abração e valeu pela visita no blog, feliz que tenha gostado.

  10. ola
    coloquei um piercing na lingua faz uma semana e ta inchado em volta da joia e a lingua em volta da joia ta dura . é normal?

    • digo, é normal o inchaço na lingua de de 02 até o 08 da perfuração.
      algumas pessoas demora mais, outras menos, isso é de organismo para organismo, vai depender tambem de como voce esta cuidado da joia, da qualidade da joia e do tamanho da haste, apos esse periodo, começa a voltar ao normal, mas lentamente.
      certifique-se com o profissional que perfurou, o tamanho da joia, ela tem que ter pelo menos 18mm, depois de 01 mes e meio, voce pode trocar por uma joia definitiva, de 16mm.
      para dar uma diminuida na lingua inchada, recomendo uma uma compressa ( 03 vezes ao dia) de salmora: agua quente ( 01 copo americano) com uma colher de chá de sal grosso ou sal marinho, e faça um bochecho 03 vezes ai dia.
      mas caso continue muito inchada apos sete dia de perfurada, procure o profissional que fez a perfuração ok?

  11. Entao to pra por meu piercing na lingua depois do meu niver de 18(16/03)…to muito ansiosa pra que chegue logo.
    eu estava um poco preocupada com a alimentalao i os riscos,mas ja to tranquila..sei que eu vou cuidar muito bem da minha joia e que nao vai acontecer nada!
    essi post me ajudou muito a pensar melhor sobre o caso.
    parabens pelo post..
    valeuw

  12. Parabáns pelo post… daqui a uns dias vou colocar um piercing na lingua e este poste esclareceu.me as duvidas todas, mas mesmo assim estou um pouco ansiosa mas ao mesmo tempo com medo, porque uso aparelho dentário e tenho medo que nao fique bem e que tenha algum problema por ter o aparelho e o piercing. :s
    Acha que há algum problema colocar o piercing tendo o aparelho?
    responda por favor :)

    • daniela, se o aparelho que voce usa, nao for aquele movel, que fica no ceu da boca, nao tem problema.
      se for aqueles tradicionais, que ficam apenas no dente, nao tem problema.
      voce vai furar com uma peça de 18mm, depois de um mes, troque por uma peça menor, de 16 mm.
      como no aparelho, tem a possibilidade de se acumular mais sujeira e mais bacterias, se dedique seriamente a higiene.
      valeu pela visita.

  13. Sim o aparelho é daquel tradicional que está colocado só nos dentes… obrigada assim estou mais descansada :D
    Mas há ainda outro problema, é que eu sou fumadora, o que faço em relação a isso? :s

  14. quando a pessoa fura a ligua quel é o melhor piercing pra bota na primeira fez ?? esse qui vende em feira é bomm ::?::

    • everton, o grande problema de piercing no mercado da america latina, é a invasão de joias chinesas, ou seja: sem qualidade e super baratas!!!
      eles normalmente, sao de uma liga de aço, que não é indicada para perfuração.
      compre joia em uma loja de tatuagem boa, que tenha renome, que voce veja que os profissionais são serios e dedicados, por que o barato pode sair bem caro.
      não existe economia quando se trata de saúde.
      abração e boa sorte :)

  15. olá, to muito afim de colocar o meu, to planejando para o dia 02/04 aff to doida pra chegar logo…
    e uma pergunta, é normal ter queloide na lingua?
    obrigada des de já, beijos e o postagem ta otima, me encorajou bastante.. brigadinhu bjs

  16. Ola tem 3 anos que eu tenho um piercing na lingua nunca tive problemas sempre cuidei bem, porem faz 2 dias que esta doendo mto
    na parte de baixo do furooo doe e incomoda e nao tem nada de anormal o q poderia ser ??? isso é normal ???

    • elvis, pode ser voce brincando com ele, tipo puxando ele com os dentes!
      do nada, nao aconteceria isso!
      seria bacana voce trocar sua joia, por umas que tem haste flexivel .
      abraços.

  17. Fiz o meu piercing na lingua a 5 dias.. e esta saindo pus direto! mas.. a minha preocupaçao maior é que o buraco de cima esta almentando, vez tipo de um rasgo na minha lingua.. e gostaria de saber se é normal! meu amigo que ja tem um pircing na lingua a 2 anos, disse me q era normal por causa da perfuraçao recente, que depois vai fechando… mais sei la.. estou preocupada!

  18. Adorei essas dicas,coloquei o meu ontem agora sei exatamente os procedimentos corretos.

  19. too pra furar minha lingua agora dia 16/05 , porem to com medo , da inchação , quanto tempo geralmente demora , se posso tomar alguma coisa pra amenizar a dor , uqe posso e oqe nñ posso comer , uqe fazer c a lingua inchar de maiis , c posso tirar oo pircing se tiver doendo mt e inchada , e deiixar ele feiixar .? TO COM MEDO KKK , mas a vontade de furar ta mt grande u.u e vooc furar

    • da uma lida com calma, nessa parte de piercing orais, Isabela, la tem muita coisa para te tirar as duvidas.
      mas é super tranquilo, desde que faça com um bom profissional, claro :)

  20. Boas!
    Fiz o meu piercing na língua a 3 dias,a minha língua ta muito dura e toda branca.ainda doí um pouco mas consigo comer algumas coisas.
    A minha única preocupação é o facto da jóia na parte de cima da língua criar um “buraco” toda a volta dele,como se o piercing fosse muito pequeno =/ como se a língua estivesse muito apertada entre as duas bolas do piercing.

    *****

    • julie, isso me parece que sua joia, foi feito com uma joia de 16mm ( definitiva) ao invez de uma joia de 18mm ( provisoria)!
      a lingua incha muito, por isso, tem que ser feita com uma joia, com haste de 18mm, para dar espaço a esse inchaço, e apos um mes, trocar por uma peça de 16mm!
      tenta falar com o piercer responsavel pelo seu furo!!!
      siga as recomendações de agua quente com salmora, ajuda bastante no caso do inchaço, mas nao deixe de voltar ao seu piercer, ok???

  21. ok,vou la passar hoje :)
    a minha língua ja desenxou bastante,já a consigo mexer e comer normalmente ^^

    obrigada pela resposta,este site ajudou me muito ***

  22. Eii …
    eu fureeei segunda feiraa aaah lingua’
    iii eu so to comendo miojooo’ ii tomandoo agua diretooo’ i chupando gelooo , mais eu to usando um anti cepitico bocal sem alcoo , tem algum problema sera ? ii eu gostaria de saber o que eu posso comer alem dooo miojoo ? poois miojo nao sustenta’ … Me ajudaaaa hooje eu tenho 3 dias jaaa , consigo falaa mais ou menoos’ escovo a liguma e os dentee diretooo ‘ mais oo negoçooo e o estomago que nao ta se acostumandoo miojoo diretooo’ … ooo que eu fasso pra comer i sustenta o estomago?

    • poxa, tenta comer aos poucos, em quantidades pequenas, toma sopa, vitaminas de varios tipos de frutas, canja de galinha, milk shack ( é otimo pq o gelo ajuda a desinchar), tenta comer pedacinhos pequenos de peixe, pouquinho de arroz, açai e por ai vai…. se ficar so no miojo, seu sistema imunologico vai cair e vai ser pior para tua cicatrização!
      a pior coisa que vc faz é ficar sem comer!!!
      use muito gelo, isso vai ajudar a desinchar logo..e coma…nao fique sem comer ok???
      leia com atencao a parte de cuidados orais do blog, nao escove direto: escove no maximo duas de manha, duas de tarde e duas de noite!!!
      leia com atenção que ira ter muita dicas legais para voce :)
      abração :)

  23. eu achei essas perguntas e respostas muito enteressantes,e me ajudaram a tirar duvidas,pois coloquei o meu a 8 dias e estava meio preucupada.agora ja me esclareci minhas duvidas!obrigada

  24. Bom, a explicação está ÓTIMA parabéns…

    no meu caso furei na quinta feira ( 26/05/2011 )
    cláro eu já tinha furado antes mas tirei, dai furei quase no mesmo lugar.. só que agora parece que o buraco está tipo um pouco maior que o normal, o normal séria do tamanho do furo assim que furei, depois que eu li alguns tópicos até fiquei tranquilo, pois diz que é normal com um tempo vai fechado , e isso séria de tanto colocar a lingua pra fora…
    [B]

    DICA: você que furou ou vai furar, não fica mostrando, eu sei que a gente fura fica doido pra mostra e tals, mas não é bom, isso só almenta o tamanho do buraco na perfuração, quando for mostrar só abra a boca..

    Gelo sempre õ/ kkkk

  25. Fiz um piercing ontem e está a correr tudo na perfeição …
    tenho uma fala estranha e lingua inchada mas sem dores nenhumas , agora é tudo bem fresquinho para minimizar o inchaço e manter a higiene oral …
    Este post está muito bom mesmo , foi uma grande ajuda :))))))

  26. Oii..bom eu tenho muita vontade de colocar um piercing na lingua..agora por essa semana vou tirar meu aparelho e pretendo colocar um assim que possivel..mais estou pensativa por causa de alguns comentarios..e gostaria de tirar mhas duvidas.. primeiro.. é verdade que depois de alguns anoos..pode ser gerado algum tp de cancer ou algo do genero..pq me disseram que nunca cicatriza..dai eu leio em alguns lugares.. que cicatriza.. mais eu fico pensando e se um dia que quiser tirar a jóia tvz depois de uns anos..eu vou continuar com o a cicatriz..ou seja o buraco vai ser visivel..e vai continuar abertooo?
    Pooor favor responda mha pergunta.. iria me ajudar mto..a tirar essas duvidás..
    obrigada

    • irmao, sobre suas perguntas:
      o furo fecha sim, muito mais rapido que voce possa pensar!
      sobre o cancer, isso pode acontecer se vc tiver pre-disposição a cancer, como por exemplo, se alguem da sua familia, ja teve cancer, como pai, mae e parentes proximos, se voce tem algum caso de cançer da familia, podera ocasionar isso no futuro!
      e vale lembrar que: r que o câncer bucal está relacionado a condições multifatoriais, como o fumo, álcool, agentes biológicos, resistência do hospedeiro, entre outros fatores, e o trauma crônico.
      mas se voce tiver livres desses fatores, nao tem problema: procure um bom profissional ( nao busque pelo preço, e sim, pela qualidade) e faça seu piercing.

  27. eu quero saber se doi o piercing na lingua :x
    porque vou fazer o meu daqui a alguns dias :s
    obrigada (:

    • nao jessica, nao doi, mas desde que voce faca com alguem que tenha experiencia no assunto :)
      se cair na mao de um leigo, tudo pode sair errado e doloroso :)
      abação e boa perfuração!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: