MARA HOPE: o gigante de Fortaleza!

Em dezembro de 2007, consegui executar um grande projeto que nasceu em 2005 e com certeza, um dos mais difíceis e  complicados projetos de suspensão humana que já me passou na cabeça: fazer uma suspensão no navio mara hope, um navio encalhado  a mais de 20 anos, que se encontra a 01 kilomentro da costa de fortaleza!!!

Foi quase um ano pensando como faria isso, eu estava bem distante de fortaleza, intão tudo se resumiu em pesquisas pela internet,  achei muitos sites interessante sobre a  historia do navio , a cada site, mais relatos interessantes sobre esse navio, que pegou fogo por três dias e três noites e não afundou.

Foram noites e noites de planejamentos, por que não teria a mínima idéia de como seria chegar ao navio e o estado físico dele, por que não conhecia ninguém em fortaleza que tinha ido nele, todo mundo que eu conversava, se resumiam que conhecia amigos que tinha ido e etc, mas ninguém que eu conhecia, tinha ido de verdade, então tudo era informações confusas e incertas, umas informações chegavam a loucura, como uma que dizia que o navio não ia suportar nosso peso ( ??????? ), como um navio de toneladas não iria aguentar o peso de algumas pessoas? mara hope em funcionamento
No fim  tive que ir em uma favela de frente ao navio, pedir ajuda dos pescadores locais, troquei umas ideias e consegui fazer uma excursão para dar uma olhada no navio, e com certeza, foi uma das coisas mais marcantes da minha vida.

A viagem foi em cima de uma jangada, que dava impressão que não ia aguentar nosso peso e ia por agua abaixo qualquer instante, fomos remando contra a maré: nunca mais quero remar na minha vida.
Realmente, o navio na época já estava muito danificado, afinal são 20 anos parado na agua salgada, já estava muito enferrujado, algumas partes já estavam perigosas de se andar, a impressão ao pisar nele pela primeira vez, era que o navio estava coberto de terra vermelha, mas não: era puro ferrugem, como se o navio transpirasse ferrugem: incrível e bem perigoso, pois algumas partes, tem apenas uma fina camada de ferro.
O projeto inicial, eram 03 suspensões para serem feitas, mas pelo devido estado precário do navio, decidi apenas fazer em mim, por que se acontecesse algo errado, apenas eu correria o risco e mais ninguém.

Foram duas viagens ao mara hope: uma para ver as condições físicas do navio e outra para executar a suspensão humana, das duas viagens,  sobrou apenas um video da primeira viagem até o navio

Infelizmente, os vídeos do dia da suspensão, foram perdidos: uma pane no HD do PC de uma amiga que deixe os vídeos e outras imagens, deu pau: perdi quase tudo que foi registrado dessa aventura, pouca coisa sobrou, e nada de vídeo,  sobrou apenas algumas fotos, por que no mesmo dia, enviei algumas fotos para o site bmezine, por que se não, teria realmente perdido tudo.
Decidi fazer um okeepa:   minha 04 suspensão nessa posição, que para mim, umas das mais difíceis de ser executadas:
O tórax fica comprimido e com isso, muito complicado para respirar, com certeza, é a suspensão onde mais me aproximo de um ritual: corpo e mente tem que estar em perfeita sintonia, é tensa, em nenhum momento chega ser parecido como ser suspenso pelos joelhos ou costas que é pura diversão, o okeepa é bem tenso.

A suspensão okeepa, tem algumas centenas de anos, era a cerimônia através da qual os Mandans ( tribo da dakota do norte ) iniciam guerreiros jovens no ritual de passagem para a vida adulta.
Existe um filme de 1970,  que reproduz de uma forma muito bem feita esse ritual, o filme é:  Um Homem chamado cavalo, filme bem pobre comparado as super produções de hoje em dia, mas a parte do ritual é muito bacana, não vi até hoje nem um filme que levasse a suspensão de forma tão seria como esse filme.

No fim de tudo, consegui fazer uma bela suspensão, no meio do alto mar de fortaleza, cercado de pessoas bacanas e num visual que jamais vou esquecer.
Planos de voltar ao mara hope? Claro, mas agora, o projeto será uma suspensão dentro do navio, ai sim, vai ser uma missão quase impossível…QUASE!!!

~ por vidasuspensa em 8 de Outubro de 2010.

5 Respostas to “MARA HOPE: o gigante de Fortaleza!”

  1. sem dúvidas esse foi um dia inesquecível

  2. Poxa ! Estou impressionado com a história desse navio.

    Moro em Fortaleza, e desde de pequeno esse navio me impressiona, mas nunca parei pra pensar qual o motivo dele está encalhado.
    desede ja estou muito ancioso para visitar a parte física do navio.
    Este navio dará um belo de um documentário.

    No dia que você vier visitar o MARA HOPE, me avise, talvez possa lhe servir em alguma coisa.

    Parabéns.

    • e ai seu clemilson, como tu ta irmão??
      espero que tudo otimo com vc🙂
      o que mais me impressionou quando estive em fortaleza, foi que nao conheci ninguem que tinha ido no navio, ninguem msmo.
      po, o navio ai na frente e ninguem tinha ido?? como assim??
      ai marcamos de ir fazer duas expedições la: uma para ver o estado do navio e outra ja para fazer a suspensão🙂
      pretendo voltar ai em janeiro ou fevereiro irmao,e com toda certeza iremos para o mara hope sim🙂
      vai acompanhando meu blog, por que quando tiver tudo marcado de ir, avisarei por aqui minha viagem ate ai, para ir ja marcando alguns trabalhos.
      abraçãoe espero que tenha gostando do blog.
      abraços e boa semana.

  3. interesante o que vc fez. mais interesante é um homem passar dois
    dias e duas noites no MARA HOPE sem agua e sem comida só de farda
    da empresa de segurança e armado com um revolver, foi o que aconteceu com um vigilante da empresa SERVIARMA,é que esqueseram o
    cara lá no navio e não foram levar nimguem para rendelo ,o interesante foi o que ele fez jogou a arma lá e pulou do MARA HOPE nadando ate a praia e caminhando pela rua Senador Pompeu ate
    a empresa que ficava ou fica não ainda na Quitino Bocaiuva e la
    pedindo demição do seu emprego., esta empresa tinha um contrato para guarda o navio pois estavão roubando peças do mesmo este era o começo do seu FIM… esta hitória aconteceu no final dos anos
    oitenta quando eu era vigilânte de outra empresa do mesmo dono,
    O MARA HOPE foi para naquele lugar porque as amarras quebraram
    depeis de anos que ele ficou ancorado na enseada do mucuripe.

    • la ferreira, como vai?
      Espero que otimo🙂
      Sou de recife, a primeira vez que vi, o mara hope de longe, fiquei fascinado!!!
      Quando resolvi fazer suspensao humana nele, antes quis saber a historia dele, origem e etc, ai é que fiquei mais fascinado ainda com esse navio.
      E seu relato me deixa mais intrigado, o quanto o mara-hope é cheio de estorias e o quanto a memoria desse acontecimento é pouco relatada e dificil de se achar!
      Tentei procurar fotos dele, na epoca do acontecimento ai em fortaleza, e não achei nada, poucos relatos e quase todos parecido!
      Muito obrigado por esse seu relato, com toda certeza enriquece mais as poucas estorias que sei sobre o mara-hope.
      Espero que um dia, poder ler TODAS as estorias desse gigante, com uma tragetoria tão unica em seu estado.
      Muito obrigado pela visita!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: