Um pouco sobre o Dú Freak Boy…

Em 1999 começou meu interesse em suspensão e tinham pouquíssimas pessoas no Brasil que fazia isso, e que EU me lembre, na época eram: Gastão de BH, Macarrão do RJ, Andre Fernandes de SP e o lagartixa!!!

Sem contar a matéria clássica da TRIP, com André meyer suspenso, foi a primeira vez que pude ler uma matéria nacional sobre suspensão.

Depois vieram outros: Pingüim, Snoopy, Freak Garcia, Filipe da neo art e outros nomes e a coisa foi crescendo, mas de uma forma muito tímida e de passos muito lentos.

Algumas pessoas vem me falar, que faziam suspensão nessa mesma época, pode até ser, mas eu realmente desconheço que tivesse tantos nomes e pessoas envolvidos nessa época.

Era uma época complicada, uma foto de suspensão era rara, internet era discada e quase não se tinha nada sobre suspensão, era época de mirc e icq,  e foi através do icq, que conheci o gastão e  me convidou para ir ate BH, para ver minhas primeiras suspensões de perto: 36 horas em um ônibus e la estava eu, vendo umas, depois me pendurando e de la para cá…muita coisa mudou!

Kássia suspensa por André Fernandes em 2002

Hoje as coisas saíram do controle, se em 2003 era difícil encontrar alguém que fizesse suspensão, hoje em dia, o difícil é achar alguém que NÃO faça: qualquer um é um profissional de suspensão humana, é só um comprar um jogo com 04 ganchos e pronto!!!

São raras as pessoas que fazem um bom trabalho de suspensão, que levam a serio o que fazem grande maioria apenas reproduz o que vêem: não sabem nem os que estão fazendo, apenas fazem por que viram, sem ter a mínima consciência do que esteja fazendo, afinal, o que importa é o status que isso vai lhe trazer e proporcionar, independente de um bom resultado ou de um desastre.

Complicado quando alguem escolhe um caminho de “arte” e coloca status e dinheiro na frente da arte!

Não existe escola e nem curso de suspensão: não se tem uma carga horária a cumprir, nem matérias para estudar e nem provas para passar: suspensão não se aprende em classes: o preparo vai da consciência e da necessidade de cada pessoa envolvido no assunto, cada pessoa tem que ter a consciência de saber ate aonde vai seu conhecimento, seus erros e seus acertos, infelizmente, dependemos da moral e da ética de cada um e como dizem: cada cabeça é um mundo!!!

Mas com toda certeza, nem tudo é só ruim, tem muita gente trabalhando de forma linda e limpa no Brasil, muita gente correndo atrás de fazer tudo certo, respeitando a etica e a segurança de cada cliente, em cada suspensão feita, e uma dessas pessoas que eu me amarro em ver os trabalhos, com toda certeza é o Du freakboy, por que  me passam uma verdade, me passam amor no que ele faz, vejo uma coisa verdadeira no que ele faz e agora, em março, no inter_hook, tive a honra de poder trabalhar com ele, e de ver ele em ação:  Du freak boy realmente sabe o que faz!!!

Du freakboy tem cerca de 200 trabalhos de suspensão humana, já se pendurou cerca de 30 vezes e já ajudou centenas de suspensões a serem realizada, tem uma vasta experiência com isso, e hoje, em pleno 2011, depois de tantos anos na estrada, Du em um papo pelo MSN comigo, vem todo feliz dizer que esta tendo aula de alpinismo e rapel: INCRIVEL ISSO!!!

Alguns com menos de 15 suspensões, já entra no comercio de workshop de suspensão, com zero de experiência, mas correndo atrás do status de 15 minutos e o Du, com centenas de experiência, quer aprender mais e mais…

Isso para mim é o que separa o joio do trigo: NUNCA ACHAR QUE SABE DEMAIS E TER A HUMILDADE DE SABER QUE SEMPRE PODE APRENDER MAIS.

Por isso que digo: os trabalhos dele me passam uma verdade!

Troco idéia com o Du quase diariamente, sempre estamos nos falando e nos xingando, mas brincadeiras a parte, sempre estou vendo o Du correr atrás de melhores materiais, de novas técnicas, sempre vejo ele correndo atrás de fazer um trabalho ainda ficar melhor e mais seguro: seja ele pesquisando sobre um nó, ou sobre uma nova polia, não vejo ele se acomodando com o que já sabe: ele sempre quer mais.

Como já disse já la em cima: hoje quase todo mundo faz suspensão humana, e acho isso normal e até empolgante, mas por favor, siga o exemplo do Du: não pare de estudar!!!

Ah! Acredito que por esses dias, vai ao ar, o programa A LIGA, onde irá passar uma materia com o dú, fiquem ligado!!!

CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA COMPLETA COM O DÚ FREAKBOY!

~ por vidasuspensa em 12 de Maio de 2011.

2 Respostas to “Um pouco sobre o Dú Freak Boy…”

  1. Bom…acho q o texto fala por si só… Realmente o Dú é um dos poucos profissionais que levam a arte da suspensão a sério.
    Não só a suspensão como a body art no geral. Tenho total admiração por ele como pessoa e como profissional

  2. Parabens Valnei e Dú acredito 100% no trabalho de vocês…. abração

    PAZ

Deixe uma Resposta

 
