01º Workshop de Valnei Santos no Brasil

Hoje é dia 21 de setembro!                                                                                                                                                                      

Fazem cerca de uns 10 dias que aconteceu meu primeiro workshop de suspensão humana em bh, evento super corrido, muito trabalho, mas foi no final de tudo, algo muito bacana e legal de se fazer.

Agora que conseguir ter minha vida de volta, foi um evento bem cansativo e sem tempo para quase nada, foram apenas três dias de workshop, mas que levaram pelo menos seis meses para sair do papel, chegando la em Bh, foram mais uma semana de trabalho exaustivo.

Tudo isso com ajuda do Binha e do Leandro, grandes amigos e irmãos, que deixei em Bh.

Ai abaixo, segue um rascunho que fiz, enquanto aguardava meu avião, em brasília :)

Não refiz nada o texto, vai ser crú como eu fiz, se esqueci de mencionar alguém, ou algum detalhe, peço que me desculpem por isso.

—————————————————————————————————————————-

Em Brasília 19 horas:

Mentira: não são 19 horas, pior: são 11:43 e meu vôo para recife sai apenas as 16 horas, vai ser um longo tempo. Então, resolvi escrever um pouco sobre minha temporada em BH:

Depois de uma longa temporada, decidi reativar esse blog, para por minhas impressões boas e ruins de meu primeiro workshop sobre suspensão humana que fiz no Brasil: já fiz uns fora do Brasil, mas nem perto, tão organizado e tão grande como fiz no Brasil, foram três longos dias de aprendizados e o principal: vivencia de profissionais, isso para mim, deixa os trabalhos de suspensão, mais humanos!

Na parte financeira:

como o inter_hook, foi um grande desastre, acabo me empolgando em receber os amigos, penso nos gastos que eles vão ter e decido ajudar de certa forma, em amenizar os gastos, dessa vez, banquei a chácara que não foi nada barata, e com uma bela camisa ( arte feita pelo novo amigo Nicolas) pude presentear a todos presentes que largaram seus trabalhos, suas famílias, e foram em busca de conhecimentos, uns de recife, outros de Sampa, rio de janeiro, alguns POUCOS de Minas gerais, e um casal muy hermoso de Buenos Aires, então, pra essas poucas pessoas, tive que dar um certo conforto e presentes, pois sei que passagem custa caro, e muito mais hospedagem, assim, todos tiveram um local para ficar.


Nossa grande sorte, foi a ajuda de custo que fabim piercing, um distribuidor de jóias de alta qualidades, de belo horizonte, nos deus.

Se não fosse o fabim, as coisas iriam ficar pior, bem pior.

Alem de ser uma ótima pessoa, gostei muito das jóias que ele vendem, quem quiser algo de qualidade, entre em contato com ele, terá um ótimo atendimento e ótimas jóias na mão.

A jóias do estúdio Defy ink  tattoo??? lá só usam apenas jóias do fabin, obrigado irmão, por essa bela ajuda.

E tudo isso aconteceu, exclusivamente graças ao amigo binha e o Leandro, pude fazer algo realmente grande e bonito, passamos seis meses planejando cada detalhe, e os dois correndo atrás de tudo, para que tudo desse certo, e realmente deu, foram meses e meses atrás de chácara perfeita ( foram várias visitas atrás de uma ), atrás de data show, e varias e varias outras coisas, realmente, não tenho palavras para agradecer tanta dedicação e amizade da parte dos dois, qualquer palavra, qualquer gesto, se torna pequeno e pouco para tantos favores e trabalhos que os dois tiveram, milhares de obrigado por isso, que a vida seja muito bondosa com vocês dois!

A idéia inicial de tudo:

Comemorar de alguma forma, meus 09 anos de serviço em prol da suspensão humana no Brasil, então, tive a idéia de fazer onde tudo começou, e poder passar adiante, o que aprendi.

Tudo começou em maio de 2003, quando pude encontrar Felipe gastão, que me ajudou em meus primeiros passos no aprendizado, larguei tudo, peguei um ônibus e depois de 36 longas horas, estava em belo horizonte.

De la para cá, foram muitos erros e acertos, acredito que mais acertos, mas foram um longo caminho, entre a alegria e decepções, dezenas de amigos e milhares de inimigos, foram uma grande misturas de sentimentos, que me fizeram pensar varias vezes, em desistir de tudo.

Mas o amor a suspensão humana foi mais forte, e decidi ir adiante, me aprimorar mais e mais, ate chegar aos dias de hoje, com um bom equipamento, uma boa experiência, e o melhor: pouquíssimo, mas ótimos apoios de amigos em boa parte do Brasil e do mundo.

Sobre o workshop:

Eram apenas dois dias, de aulas práticas e teóricas, mas pela qualidade das pessoas, prolongamos para três dias de muito trabalho, onde íamos dormir duas da manha, e no outro dia, perto de oito horas, já estávamos em pé, para começar tudo de novo.

Nem tudo é trabalho: fizemos do workshop, um encontro de velhos e novos amigos, deixando assim, o ambiente altamente agradável e amigável, com muitas brincadeiras e risadas, foi uma forma perfeita de se diversão, aprendizado e de relaxar das neuroses do dia a dia.

Sobre as pessoas que não foram:

Nem começou a divulgação do w.s, e já tínhamos cerca de 50 a 70 pessoas GARANTIDAS que iriam, fora mais umas 20 de belo horizonte, mas claro, não esperávamos tudo isso, sabíamos que boa parte desistiram, e foi isso mesmo: acho que 90 por cento desistiram, sem maiores explicações, indo apenas, cerca de 20 pessoas, mas foram essas, que mostraram o quanto querem aprender e poder praticar com segurança a suspensão humana.

Temos que aprender que: quando vamos para um workshop ou um curso, não estamos GASTANDO, estamos INVESTINDO em conhecimento, e conhecimento não tem preço!!!

Sobre o workshop, foram cerca de seis a sete meses de divulgação, e muita gente não se importou em se organizar, juntar dinheiro e encarar como uma forma de se tornar mais profissional no que diz fazer bem.

Para essas POUCAS PESSOAS, realmente, por questão de reconhecimento, ENSINEI TUDO, TUDO QUE SEI SOBRE SUSPENSAO HUMANA, e digo mais: ate EU, aprendi novas coisas, la, tivemos a grande sorte, de termos como participante, o amigo bruno vale, ele é um praticante de  alpinismo ( que não é rapel, não confundir ), e pode nos passar com muita boa vontade, muita coisa, altamente útil na nossa pratica de suspensão, eu aprendi muito, e isso não tem preço.

Só esse aprendizado que tive, já valeu todo o gasto e dor de cabeça que pude ter!

Sobre o fim de semana:

Na quarta, já chega o Dú freakboy e o diabos mutantes ( Nicolas e Julio cristo) chegam de são Paulo, quinta já chega o Márcio, depois Melissa, Kali de tarde, de noite, lily e Júio bandeira, e infelizmente, por erro MEU, perdemos a hora da chegada de Veronika e Daniel, esses dois, só foram resgatados na sexta, junto com Laura e barriga, assim, indo para a chácara, onde estavam o resto do pessoal de BH e dando começou a um belo fim de semana.

 

Sobre os horários:

O w.s estava marcado para as 09 da manha, mas como tivemos alguns atrasos, resolvi relaxar e deixar todo mundo a vontade num belo dia de sol, então, fomos pra piscina, nos divertir e claro, trocar idéias sobre suspensão humana, piercing e tatuagem, é impressionante a quantidade de informações que rolam nesses encontros: foram horas e horas, trocando idéias e experiências sobre vários temas de diversas áreas, só ai, eu já tinha aprendido varias coisas que não sabia, e fiquei pensando, nas pobres pessoas que pensam que vão para gastar, ao invés de aprender!

Brincamos muito, foram  muitas risadas e alegrias espalhadas no ar, foi tudo lindo e no fim, isso que vale da vida.

Somente as 15 horas, depois de 06 horas de atraso, demos inicio ao workshop.

Primeiro dia- aula teórica:

Infelizmente, não tenho como detalhar essa parte, pois foram vários tópicos, como:

Ancoragem, material de rapel, material de suspensão, riscos, modelos de ganchos, nós e amarras, primeiros socorros, erros e acertos, tipos de materiais alternativos, e vários e vários outros tópicos que nos levaram até de noite!

Felizmente, juntando meu material, com o material do Du, mais o material do binha e do Eder, deu uma bela mesa com tudo que precisávamos com sobra, e assim, podendo mostrar tudo, e claro, assim deixando os “alunos” pegarem, e sentirem o material.

Tínhamos um data show, onde pude ir mostrando vários tipos de vídeos e imagens, como: 

Acidentes mais comuns, como não usar alguns materiais e etc.

Fiz uma apostila de 20 paginas que também ajudou muito o desenrolar do w.s.

Com algumas cordas, falamos sobres nós e amarras mais segura para a suspensão e sobre a importância de deixar o ego de lado e trabalhar em equipe.

Foi uma belíssima tarde, onde pude passar tudo para eles, sem esconder nada!

Conhecimento só se vale, quando se compartilha!!!

 

Assim se termina nosso primeiro dia, onde fomos comer varias pizzas, trocar idéias e tirar duvidas sobre esse primeiro dia, e assim, dormir todos, com o sorrido de orelha a orelha, que acho que vai demora a sair da cara de todos.

Segundo dia- teoria e o inicio das perfurações: 

Mais uma vez, nos atrasamos, por que tinha um maldito dia lindo e uma maldita piscina na chácara, então, em conjunto, decidimos todos ir relaxar e brincar mais um pouco, com direito a muita alegria, risadas e tobogã, foi uma bela e perfeita manha, onde brincamos muito e felizmente, mais uma manha linda, que se transformou em mesa redonda para vários temas de suspensão humana, bodymod, piercing e tatuagens, impossível não falar disso com tantos profissionais juntos, além de muitas risadas, agregamos mais conhecimentos nessa manha.

Fomos almoçar e na volta, tivemos uma surpresa NÃO PROGRAMADA:

Uma aula de acesso por corda a locais de difícil acesso para ancoragem com nosso amigo bruno vale: empolgamos-nos pela manha, trocando idéias sobre alpinismos e decidimos treinar algumas técnicas, onde aprendi muita coisa que vou por em pratica nas minhas próximas suspensões e claro, todos os presentes puderam fazer o mesmo: treinar, treinar e treinar!!!

Assim, acrescentando ainda mais carga de conhecimentos para nossos trabalhos de suspensão humana, tornado para nos, ainda mais segura!

Logo após isso, tivemos demonstração de ancoragem e formas erradas e COMUNS de se fazer isso, com montagem do equipamento de forma correta e mais praticas de nós.

Tivemos na prática marcação da pele, formas de distribuição de peso, tipos de ganchos, limpeza de pele, montagem de bancadas e vários outros tópicos, que nos fizeram ir mais uma vez, noite adentro, só que dessa vez, com aula pratica sobre suspensão humana.

Graças ao Fabrício e ao Julio cristo, nossos primeiros suspensões, começamos a mostrar na prática, marcação e perfuração da pele, e todos participando diretamente de tudo.

Nesse belo final de curso, tivemos uma suspensão com 04 ganchos, seguido de apenas 02 ganchos, após essa suspensão, uma bem bonita e muito interessante: um crucifix de 08 pontos, mais uma vez, chegamos ao fim, com todos ainda mais felizes, por poderem ajudar e também a perfurar, tudo isso, sobre a supervisão das pessoas que mais confio no Brasil: dufreak boy, Eder e binha, em todo o momento, eles me ajudaram de forma grandiosa a fazermos da parte pratica, algo tranqüilo e seguro!!!

Mais uma vez tudo acaba em pizza!!!

Por pouco, pela o alto nível de alegria e entusiasmos, os diabos mutantes não colocam fogo na chácara, pelo amor de deus, eram duas da manha, e as energias deles não chegavam ao fim, sinal que o fim de semana estava perfeito!!!

Terceiro dia: dia

Foi o dia mais trabalhoso e intenso de todo o curso, acordamos cerca de oito horas, tomamos café e o barriga, já começa esse perfeito dia com um suicide, e assim, começa nossas aulas práticas!

Todos os alunos participaram de tudo: desde as marcações, até as perfurações, realmente, dei essa chance, por que realmente, quis formar pessoas de uma forma real, aptas a qualquer situação em termos de suspensão humana, formei pessoas com as mais modernas informações de ancoragem, marcação e perfuração, agora, só por tudo em prática, de forma inteligente e segura!

Nesse dia, foram cerca de 14 suspensões, em varias formas, em varias posições, com ajuda de todos  os participantes, foram poucas suspensões, mas cada uma mais linda que a outra, cada corpo que subia, era aplausos e alegrias que não tinham fim.


Tudo isso, regado a um belo churrasco, assim, se fazendo uma bela confraternização entre velhos e novos amigos, onde fomos até cerca das duas da manha.

Foi um dia duro, por que foram varias suspensões, feitas de maneiras muito suaves e com calma, respeitando o limite das pessoas suspensas, e claro, o ritmo e a velocidade dos meus alunos, tudo visando o maximo de segurança e de comodidade a todos.

Após um dia exaustivo e belo dia, chegamos ao fim, todos muitos cansados e na pior parte:

Desarmar todo o equipamento, separar um por um, embalar e arrumar tudo, nossa, foi muito duro fazer isso.

Assim chega ao fim:

Assim foi meu primeiro workshop no Brasil, conseguindo comemorar meus noves anos de profissão com alto estilo e passar conhecimento adiante, fico muito feliz, por conseguir plantar mais sementes, de forma honesta e segura.

E podendo, graças a aula prática, mostrar o quanto é importante:

# sufocar o maldito ego e trabalhar em equipe.

# mostrar o quanto é importante e indispensável a segurança.

# o quanto é importante estudar outras áreas profissionais.

# como é importante investir  pesado em seu material de suspensão.

# a importância de ser responsável e saber dizer NÃO, quando não sentirem segurança em trabalhar, não se pode fazer tudo por dinheiro e nem muito menos por status, segurança sempre.

Agora, esperar apenas meu vôo para recife, com a sensação de dever comprido, e de muita saudade da minha namorada e minha filha, e dos meus amigos do boxe.

É duro deixar tudo para trás e seguir atrás de algo que você acredita, que nem sempre te dá o dinheiro merecido, mas te proporciona uma alegria verdadeira, isso é o que o dinheiro não compra.

VIDEOS:

Barriga e kali / Binha  / Laura / Barriga / Fabrício / Julio cristo / Veronika 

MAIS FOTOS:

link para meu facebook.

 

~ por vidasuspensa em 21 de Setembro de 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: